terça-feira, 19 de março de 2013

Faltar ou não faltar: eis a questão

Nunca fui uma pessoa completamente preocupada em não ter nenhuma falta sequer no boletim no fim do bimestre. Sempre vinham algumas, pois eu sempre faltava quando achava que as matérias daquele dia não eram tão importantes quanto matar a preguiça, digo, o sono acumulado. Ainda mais com os grandes incentivos da minha mãe ("minha filha, se quiser faltar, falte") ter presença 100% nunca foi uma coisa conquistada por mim, não que eu lembre.
Mas toda essa mordomia se foi. É mais uma das infinidades de coisas que mudam quando se entra no Ensino Médio e toda a sua atenção, todos os seus professores, toda a sua família e até mesmo sua própria consciência, resumindo, tudo que te cerca, involuntariamente, volta-se para a entrada em uma universidade. 
Agora, presença 100% não é só capricho de gente certinha, é necessidade. Não consigo faltar sem deixar de achar que aquele assunto vai cair no ENEM e que eu não vou saber a questão porque perdi a aula, ou melhor ainda: que todos estão se divertindo, que apareceu alguém famoso, que aquele professor chato resolveu ser legal. 
Sempre foi mais ou menos assim, porém as coisas estão piorando conforme os anos passam. Se eu olho no relógio e vejo a hora, não digo que, por exemplo, são oito da manhã, digo que "se eu estivesse na escola, seria aula de Física. O que será que eles estão fazendo?" 
Se eu for parar para analisar bem, acho que no dia que eu falto eu estudo mais do que se estivesse propriamente na escola, porque fico aflitíssima de que aquela falta me deixe em "desvantagem" com relação ao resto da turma. 
Sem contar que quando volto à aula, no dia seguinte, me sinto uma estranha no seu primeiro dia de aula quando o professor corrige uma atividade passada ou continua com alguma discussão.
Hoje eu resolvi faltar. Não só porque ia ter aula de Educação Física, claro que não. Mas também porque resolvi voltar minhas atenções matinais para Química e para Sherlock Holmes (a série da BBC, recomendada). Como sempre acontece, já vinha planejando minha falta a vários dias. O dia de hoje foi escolhido porque além de ser o único da semana que não tem teste, tem aula também de Educação Física e sim, eu sei que exercícios são importantes, mas não às 7 da manhã. Oh, Deus, como eu odeio as terças!
Mesmo que eu tenha tido uma longa conversa comigo mesmo, analisando os prós e contras, me dando várias justificativas de que eu merecia faltar um dia sequer já que me venho me esforçando, é sempre a mesma coisa: faltar ou não faltar?
Ok, dessa vez eu escolhi faltar, mas não consigo deixar de pensar que eu perdi o melhor dia do ano. Tipo naquele episódio de Todo Mundo Odeia o Chris, quando o Chris e Greg faltam para ir ao cinema e aparece alguém famoso na escola dos dois. 
Alguém famoso eu tenho que certeza que não foi o caso, mas não consigo deixar de pensar que deve ter sido provavelmente um dia legal, só porque eu não estava lá. 

2 comentários:

  1. Ano passado eu tambem me sentia assim. Me identifiquei muito com o trecho:

    "É mais uma das infinidades de coisas que mudam quando se entra no Ensino Médio e toda a sua atenção, todos os seus professores, toda a sua família e até mesmo sua própria consciência."

    ResponderExcluir
  2. Quando eu estudava no colégio, não me dava a esses luxos, sabe, Luana? Meus pais mandavam eu ir pra escola até quando eu estava febril. Acho que nessa reta do vestibular que você está é importante você assistir às aulas sim porque você vai assimilhar melhor todo o conteúdo. Mas nem tudo está perdido. Como você disse, você acaba estudando mais do que num dia que você vai pra escola e ainda consegue descansar e relaxar um pouco. Acho isso perfeito.
    Se você está calculando o dia de faltar e tudo mais, acho que você está sendo consciente e que não ha problema algum.

    Eu não gostava de faltar no colégio, mas agora que estou na universidade o universo (calor + barro + aulas INCRIVELMENTE ENTEDIANTES) conspira contra minha presença em sala de aula. Haha. É triste, então eu te entendo. Mas nunca penso que algo muito legal vá acontecer, afinal, o povo da facul é meio morto, daí nada muito incrível pode acontecer. Amo minha casa/cama. Hahaha.

    Beijos :)

    ResponderExcluir